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No dia 1 de Março decorreu, na cidade do Huambo, um Seminário subordinado ao tema “O Sistema Ferroviário Nacional: Situação Presente e Perspectivas de Evolução” organizado pelo INCFA - Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro Angolanos.
Este Seminário foi presidido pelo Ministro dos Transportes de Angola, Augusto da Silva Tomás, ladeado pelo Governador, em exercício, da Província do Huambo, Guilherme Tuluka, pelo Secretário de Estado dos Transportes, José João Kuvíngua e por Júlio Bango Joaquim, Director Geral do INCFA – Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola.
As sessões de trabalho incidiram sobre os seguintes temas:

Cerca de 90 participantes, nacionais, oriundos de diferentes províncias do País, com relevo para os Altos Dirigentes e Quadros Superiores do INCFA e das 3 Empresas Ferroviárias Nacionais, e estrangeiros, representantes, especialmente, de empresas portuguesas e chinesas. Os participantes intervieram activamente nas 7 sessões de trabalho, orientadas por prestigiados oradores nacionais e estrangeiros, que integraram esta relevante iniciativa.
Na Sessão de Abertura, o Ministro dos Transportes proferiu um discurso, dotado de grande conhecimento técnico, que traçou as grandes orientações que devem nortear as acções do INCFA e das empresas ferroviárias. Tratou-se de um discurso que marcou todo o Seminário e, sobretudo, deixou orientações muito claras quanto ao que deve ser feito, no imediato, particularmente no que concerne à segurança da circulação ferroviária, no médio e longo prazo, para que o transporte ferroviário desempenhe o papel que lhe compete no contexto dos diferentes modos de transporte.
Cada uma das Sessões de Trabalho foi objecto de um largo debate, tendo os diferentes oradores e os participantes no Seminário dado contributos importantes para o encontro das soluções adequadas à realidade angolana. Contributos, não só ao nível das dificuldades e constrangimentos que hoje se verificam no Sector Ferroviário, mas, também, ao nível das soluções de fundo que o Governo, o INCFA e as Empresas Ferroviárias têm preparadas para a construção de um transporte ferroviário eficiente, eficaz e seguro, que sirva a Economia Nacional, o Povo Angolano e que reforce a coesão económica, social e territorial do País.
Na última Sessão de Trabalho, os oradores e participantes presentes apresentaram vários contributos para a elaboração de um programa de acções imediatas, que confira mais segurança ao transporte ferroviário de pessoas e bens e elimine muitos constrangimentos e dificuldades hoje existentes, ajudando a perspectivar melhor o médio e longo prazo do transporte ferroviário do nosso País.
Os Altos Dirigentes Ferroviários, na sua grande globalidade, referiram que o Seminário tratou temas estratégicos de grande importância e aprofundou muitas questões, de natureza técnica e operativa que têm estado no centro das preocupações no funcionamento das Empresas ferroviárias.

/// Recepção e Acolhimento dos Participantes
/// SESSÃO DE ABERTURA:
BOAS VINDAS AOS PARTICIPANTES E RAZÃO DE SER DO SEMINÁRIO
/// PRIMEIRA SESSÃO:
MODELO INSTITUCIONAL PARA A REFORMA DOS CAMINHOS DE FERRO DE ANGOLA: PONTO DE SITUAÇÃO E MEDIDAS A TOMAR
/// SEGUNDA SESSÃO:
MODELO PARA A MANUTENÇÃO DAS LINHAS FERROVIÁRIAS DOS CAMINHOS DE FERRO DE ANGOLA
/// TERCEIRA SESSÃO:
MODELO PARA A MANUTENÇÃO DO MATERIAL CIRCULANTE DOS CAMINHOS DE FERRO DE ANGOLA
/// QUARTA SESSÃO:
TELECOMUNICAÇÕES, SINALIZAÇÃO E GESTÃO DAS OPERAÇÕES DOS CAMINHOS DE FERRO DE ANGOLA
/// QUINTA SESSÃO:
ACESSIBILIDADES FERROVIÁRIAS AO COMPLEXO MINEIRO KISSALA-KITUNGO
/// SEXTA SESSÃO:
CONSTRUÇÃO DA LINHA FERROVIÁRIA DE LIGAÇÃO ANGOLA-ZÂMBIA
/// SÉTIMA SESSÃO:
CONTRIBUTOS PARA O PROGRAMA DE ACÇÃO IMEDIATA