-
Nos dias 20, 21 e 22 deste mês, decorreu, no Estoril, organizado pela Logistel, SA, a Conferência Internacional, subordinada ao tema “Sistemas Inteligentes Aplicados à Logística e aos Transportes”.
Participaram na Conferência cerca de 200 pessoas, oriundas de 14 Países diferentes: Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Espanha, França, Guiné Bissau, Itália, Moçambique, Portugal, Rússia, Suíça e Timor Leste.
Além das Sessões de Abertura e de Encerramento, presididas, respectivamente, pelo Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras e Sérgio Silva Monteiro, Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações de Portugal, tiveram lugar 15 Sessões de trabalho, presididas por 15 personalidades e integradas por 37 oradores, de diferentes nacionalidades.
Na Sessão de Abertura, intervieram, ainda, o Secretário de Estado dos Transportes da Guiné Bissau, João Bernardo Vieira, o Embaixador da República de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, em representação da Ministra das Infraestruturas e Economia Marítima de Cabo Verde, Anastácio de Oliveira e Silva, o Presidente e o Vice-Presidente da Conferência Internacional, respectivamente, Luís Filipe Pereira e José Manuel Silva Rodrigues.
Ao longo dos três dias da Conferência, realizaram-se 15 Painéis Temáticos, que abrangeram todos os modos de transporte e a área da logística, bem como matérias de natureza transversal, relativas aos desenvolvimentos verificados, às oportunidades proporcionadas e às perspectivas que se abrem, pela aplicação dos designados “Sistemas Inteligentes de Transportes” ou, abreviadamente ITS.
Constatou-se que estes desenvolvimentos e o enorme esforço e empenho que continuam a ser colocados na investigação e na construção de soluções cada vez mais optimizadas, são resultantes da necessidade e da vontade de, cada vez mais, ir ao encontro dos grandes desafios que se colocam à sociedade actual, em particular, no que se refere ao aumento da qualidade dos serviços, da segurança e da eficiência operacional, a par da redução dos custos energéticos e das emissões de CO2.
Tendo como cenário base os Sistemas Inteligentes, foram abordados e aprofundados vários conceitos e, também, projectos concretos, abrangendo: Cidades Inteligentes; Mobilidade do Futuro; Aeroportos Inteligentes; Sistemas Inteligentes aplicados na Gestão Portuária e na Logística Portuária, nas Companhias Aéreas, na Navegação Aérea, no Transporte Ferroviário, no Transporte Rodoviário, na Gestão do Tráfego e do Parqueamento Urbano, na Informação aos Passageiros; a Bilhética nos Transportes em meio urbano e suburbano e o trinómio: Transportes/Eficiência Energética/Ambiente.
As temáticas foram apresentadas e debatidas por um amplo leque de especialistas, nacionais e estrangeiros: investigadores, professores universitários, empresários, dirigentes e quadros superiores de organismos públicos e privados.
Na Sessão de Encerramento, presidida pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações de Portugal, Sérgio Silva Monteiro, fizeram parte o Presidente do Conselho de Administração da Logistel, SA, Manuel Ferreira Caetano, o Presidente da Conferência e Ex-Membro de vários Governos de Portugal, Luís Filipe Pereira, o Vice-Presidente da Conferência e Consultor Internacional em Transportes, Jorge Paulino Pereira.
O Ministro dos Transportes de Angola, Augusto da Silva Tomás, também deu o seu contributo a esta conferência, através de uma gravação, em vídeo, onde se referiu à revolução tranquila que está a processar-se, em Angola, na reabilitação, na modernização e na criação de novas infraestruturas logísticas e de transportes, no aparecimento e na modernização de operadores logísticos e de transportes.
Foi comummente reconhecido que a Conferência deu um valioso contributo ao intercâmbio de ideias e de conhecimentos, na área dos Sistemas Inteligentes aplicados à logística e aos transportes, à divulgação dos projectos e dos desenvolvimentos já alcançados neste âmbito e àqueles que estão perspectivados; como tal, proporcionou a abertura de horizontes para o estudo e adopção de soluções desta natureza, devidamente adaptadas aos contextos concretos de cada País, de cada Região ou de cada Organização.
A iniciativa da Logistel, ao promover esta Conferência, foi amplamente saudada e aplaudida, pela importância e pertinência do tema, salientando-se, ainda, que não é vulgar encontrar entidades privadas dispostas a promover este tipo de iniciativas e a investir na sua realização.
A Logistel orgulha-se por ter proporcionado este encontro de ideias e de conhecimentos e, sobretudo, este encontro de Pessoas.




















